Nossa História
A ENGENOVO foi fundada em dezembro de 1980 pelo Grupo DOCAS S.A. para desenvolver novas tecnologias para o setor sucroalcooleiro e dar suporte de engenharia às diversas empresas do Grupo. Em 1993 mudou seu controle acionário, sendo adquirida pelos atuais sócios.
Ao longo de sua vida, a ENGENOVO se consolidou com uma empresa de ponta, desenvolvedora de tecnologias próprias de processo e de equipamentos, sempre focando em soluções eficientes, simples, econômicas e sustentáveis para os mais variados desafios industriais.
Dentre as muitas inovações introduzidas pela ENGENOVO, destaca-se o primeiro processo de Fermentação Alcoólica Continua em Dorna Única do Brasil, que foi implantado em várias indústrias a partir de 1987. No início dos anos 90, introduziu a exclusiva tecnologia “Air-Jet” de aeração com ejetores de mistura, que combina microbolhas de ar dissolvido e disperso, e que atualmente está em operação em processos de flotação nos mais diferentes setores industriais. Posteriormente, essa tecnologia evoluiu para sistemas eficientes e de baixo consumo energético para contato e reação gás-líquido, tais como os sistemas de sulfitação de caldo e xarope de açúcar em usinas de açúcar e de aeração de efluentes industriais, que há tempos são uma realidade em muitas indústrias no Brasil e no Exterior. Em 1999, foi pioneira no desenvolvimento de Estações de Tratamento de Água de Lavagem de Gases de Caldeiras – ETALG – com reciclo integral da água.
A partir do ano 2000, a ENGENOVO iniciou o processo a internacionalização de suas tecnologias, sendo atualmente uma grande exportadora de processos e equipamentos, tanto para o setor de açúcar, álcool & energia, quanto para o setor de meio ambiente, estando presente em quase todos os países da América Latina.
Mantendo sua característica precursora de novas tecnologias, a ENGENOVO permanece na vanguarda dos lançamentos de novos produtos e processos, com destaque na área de Tratamento de Efluentes com suas eficientes Estações Compactas de Tratamento – ECT- e, mais recentemente, a inovadora Prensa Desaguadora para Lodos.
Seu último lançamento foi o Primeiro Alambique à Vácuo do Mundo para produção de cachaça. Trata-se de um alambique flexível, que além da cachaça pode produzir gim e outras bebidas destiladas, e que opera nos modos à vácuo e convencional, produzindo uma bebida de alta pureza e o mais rico sabor.
A ENGENOVO foi fundada como Engenho Novo S.A. em dezembro de 1980, pelo Grupo DOCAS S.A., com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para o setor sucroalcooleiro e dar suporte de engenharia às diversas empresas do Grupo. Em 1993 mudou seu controle acionário, sendo adquirida pelos atuais sócios.
Ao longo de sua vida, a ENGENOVO se consolidou com uma empresa de ponta, desenvolvedora de tecnologias próprias de processo e de equipamentos, sempre focando em soluções eficientes, simples, econômicas e sustentáveis para os mais variados desafios sociais e industriais.
Dentre as muitas inovações introduzidas pela ENGENOVO, destaca-se o primeiro processo de Fermentação Alcoólica Continua em Dorna Única do Brasil, que foi implantado em várias destilarias de álcool a partir de 1987. No início dos anos 90, introduziu a exclusiva tecnologia “Air-Jet” de aeração com ejetores de mistura, que se encontra atualmente em operação em processos de flotação para as mais variadas aplicações e nos mais diversos setores industriais. Posteriormente, essa tecnologia evoluiu para sistemas eficientes e de baixo consumo energético para contato e reação gás-líquido, tais como os sistemas de sulfitação de caldo e xarope em usinas de açúcar, e de aeração de efluentes industriais, contando com instalações em todo o Brasil e América Latina. Em 1999, foi pioneira no desenvolvimento de Estações de Tratamento de Água de Lavagem de Gases de Caldeiras – ETALG – com reciclo integral da água.
A partir do ano 2000, a ENGENOVO iniciou a internacionalização de suas tecnologias, e hoje exporta diversos processos e equipamentos para os setores de meio ambiente e de açúcar, álcool & energia a quase todos os países da América Latina, além de outros países ao redor do mundo.
Mantendo sua vocação de precursora de novas tecnologias, a ENGENOVO permanece na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias em produtos e processos, em especial na área de Tratamento de Efluentes, com destaque para as eficientes Estações Compactas de Tratamento – ECT- e, mais recentemente, a inovadora Prensa Desaguadora de Lodos.
Seu último lançamento foi o Primeiro Alambique Multipropósito à Vácuo do Mundo para produção de bebidas destiladas. Trata-se de um alambique flexível, que além da cachaça pode produzir gim, rum e outras bebidas destiladas, nos modos à vácuo e tradicional, produzindo bebidas de alta pureza e com o mais rico e natural sabor.