Tratamento de Efluentes
Tratamentos Primário, Secundário e Terciário
A ENGENOVO fornece projetos e equipamentos para todas as etapas de um processo de TRATAMENTO DE EFLUENTES: PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO e TERCIÁRIO.
Para o Tratamento Primário, a ENGENOVO conta com sistemas de separação físico-químicos por Decantação, Flotação e Filtração. Quando associado a tratamentos secundários, o tratamento primário proporciona a retirada de grande parcela de matéria orgânica, reduzindo as dimensões dos sistemas biológicos posteriores. Em muitos casos, permitem que estações biológicas existentes e que se tornaram subdimensionadas voltem a atender às condições originais de projeto, com efetivos ganhos de qualidade e eficiência.
Para o Tratamento Secundário, a ENGENOVO fornece sistemas de tratamento biológico tradicionais, ou sistemas modernos que empregam Membranas MBR (ultrafiltração), que possibilitam a redução de área do sistema, dispensam decantadores e filtros, e garantem a alta qualidade da água tratada para reuso.
A ENGENOVO dispõe ainda de diferentes tecnologias para o tratamento terciário de efluentes, que permitem o tratamento de contaminantes específicos e o adequado reuso da água.
Aeração-Oxigenação de Efluentes
O Sistema AIR-JET da ENGENOVO apresenta alto rendimento na AERAÇÃO de meios líquidos, e serve a misturas líquido/gás em geral em aplicações industriais diversas, aliando alta eficiência, facilidade operacional, manutenção reduzida, e baixo consumo energético.
Aplicações em:
– Sistemas de Flotação: para a etapa de microaeração, garantindo o melhor contato gás/líquido e alto desempenho de separação, com menor consumo de produtos químicos.
– Reação gás-líquido: proporciona alta eficiência na transferência de massa gás/líquido, sendo recomendado para reações de oxigenação, carbonatação, sulfitação e cloração, entre outras.
– Aeração em Tratamentos Aeróbicos: alto rendimento de absorção de oxigênio, que alia baixo consumo de energia, menor área física de instalação, e baixo custo de investimento. Pode ser instalado em reatores biológicos convencionais, MBBR e vários outros.
Estação Compacta de Tratamento de Efluentes
A ESTAÇÃO COMPACTA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES – ECT da ENGENOVO está disponível para tratamentos físico-químicos primários e terciários em capacidades entre 1 e 35 m3/h. A ECT utiliza o processo de flotação e é configurada especificamente para cada aplicação, podendo incluir todas as etapas de um tratamento físico-químico. Para a geração das microbolhas de ar necessárias à flotação, o sistema utiliza o exclusivo Aerador AIR-JET, equipamento que combina ar dissolvido e ar disperso, garantindo máxima eficiência de processo.
A ECT pode ser utilizada para o tratamento de diversos tipos de efluentes, tais como:
. Efluentes contendo óleos, graxas e gorduras de qualquer natureza
. Efluentes da lavagem de tanques, contentores, veículos, equipamentos, peças etc.
. Efluentes das indústrias alimentícias e de bebidas
. Águas de sistemas de refrigeração em geral
. Efluentes orgânicos antes do tratamento biológico
A ECT é fornecida montada sobre skid metálico, pronta para instalação e operação. O fornecimento inclui o projeto de instalação, assistência técnica geral, treinamento operacional, supervisão de partida e o Manual de Operação e Manutenção.
Estação Compacta de Tratamento Biológico
A ENGENOVO disponibiliza sua ESTAÇÃO COMPACTA PARA TRATAMENTO BIOLÓGICO – ECTB que combina, em um pequeno conjunto, toda a infraestrutura necessária para garantir um eficiente processo aeróbio de tratamento secundário de efluentes.
A ECTB é fornecida completa, montada em skids metálicos de fácil instalação, que utiliza a tecnologia de membranas MBR, a qual dispensa a instalação de sistemas complementares, como decantadores e filtros de areia.
A Estação Compacta ECTB é recomendada para o adequado tratamento de efluentes sanitários de qualquer procedência, além de efluentes industriais que necessitem tratamento biológico para redução da carga orgânica.
O Tratamento Biológico com membranas MBR garante, de forma econômica, o cumprimento das condições para o reuso do efluente tratado, uma vez que suas membranas de ultrafiltração produzem água tratada de alta qualidade e isenta de microrganismos contaminantes.
Tratatamento de Efluente Oleoso
Para atender aos rigorosos padrões ambientais atuais para descarte ou reuso da água tratada de efluentes industriais, a ENGENOVO desenvolveu e fornece sistemas físico-químicos eficientes e diferenciados para o tratamento de efluentes contendo óleos, graxas e gorduras.
Em praticamente todos os casos, os óleos, graxas e gorduras que contaminam um efluente estão presentes tanto em estado livre como emulsionados na água, de modo que o emprego exclusivamente de separadores físicos do tipo “SAO” (que removem apenas o óleo livre) é insuficiente para atender as normais ambientais, sendo obrigatória a utilização de um sistema físico-químico que quebre a emulsão oleosa e separe estes contaminantes. Os sistemas de Separação Óleo-Água desenvolvidos pela ENGENOVO utilizam auxiliares químicos e processo de flotação, tecnologia obrigatória para a garantia de resultados satisfatórios.
Os sistemas de tratamento de águas oleosas podem ser fornecidos em unidades compactas completas montadas em skid metálico – a Estação Compacta de Tratamento – ECT, ou na forma de equipamentos individualizados e customizados para atender às necessidades específicas de cada indústria.
Através de testes de tratabilidade de amostras do efluente bruto, a ENGENOVO determina a rota de processo, sempre privilegiando o melhor custo-benefício no investimento e operação, baixa manutenção, e sustentabilidade através do reuso da água tratada.
Tratamento de Águas Residuáis – PTAR
A ENGENOVO desenvolveu tecnologias, processos e equipamentos para Estações de Tratamento de Efluentes Industriais, complementados ou não por sistemas auxiliares, para a RECUPERAÇÃO E O REUSO DA ÁGUA TRATADA. Os projetos aliam processos físico-químicos, tratamento biológico, e eventuais tratamentos terciários por filtração, osmose reversa ou ozonização, sempre adequadas ao tipo de efluente a ser tratado e às condições para o reuso desejado.
Serviços e projetos:
– Balanço e caracterização de correntes de águas e efluentes
– Racionalização do consumo de água
– Otimização da distribuição de águas e efluentes, visando a redução do custo de tratamento e/ou possível recuperação de águas e produtos
– Projetos de Estações de Tratamento para reuso
– Otimização de Estações de Tratamento existentes
– Assessoria à Operação de Estações de Tratamento
Equipamentos e sistemas:
– Flotação
– Decantação
– Aeração/gaseificação de líquidos
– Filtração em areia e/ou carvão
– Desinfecção por cloração ou ozonização
– Unidades Compactas para tratamento de efluentes
– Estações completas para o tratamento de efluentes
– Tratamento Biológico Tradicional e com Membranas MBR
– Prensa Desaguadora de Lodos e Rejeitos em geral