Homenagem Sebrae Cases de Sucessos

Engenovo

O Grupo Engenovo, no seu formato atual, teve início em 1993, no Rio de Janeiro, com os sócios José Oswaldo da Silva, Sergio Murilo Stamile Soares e Claudio Mariano Vaz criando a Engenho Novo Tecnologia Ltda. para atuação no mercado agroindustrial, com ênfase no desenvolvimento e comercialização de projetos e tecnologias para melhoria da qualidade de açúcar e sucos.

No final dos anos 90, os empresários perceberam uma mudança no perfil de seus clientes, que passaram a demandar não apenas o projeto de engenharia, mas também os equipamentos agregados e, a partir de então, a empresa iniciou a fabricação de equipamentos para atender ao cliente, primeiramente terceirizando e, posteriormente, através de fabricação própria.

Novas perspectivas

José Oswaldo destaca a relevância, no início das atividades da empresa, da Financiadora de Estudos e Projetos, através do programa “Comercialização Pioneira”, que estimulava a introdução de novos produtos e processos no mercado. A primeira tecnologia desenvolvida e comercializada pela Engenovo foi no âmbito do programa, e a empresa é um exemplo de sucesso e símbolo dele.

No início dos anos 2000, a empresa amplia sua área de atuação. Buscando a diversificação de mercado, e utilizando a expertise profissional dos sócios, engenheiros químicos e mecânico, começa a marcar presença no setor ambiental, inicialmente com o desenvolvimento da tecnologia de tratamento de água para lavagem de gases de caldeiras.

Ainda neste período, logo após a crise no setor sucroalcooleiro no país, a empresa, que já atuava em nível nacional, abre novos caminhos no exterior e iniciam consultoria e fornecimento de equipamentos para a América Latina, onde atuam em inúmeros países.

Com a consolidação do modelo de desenvolvimento próprio de tecnologias de produtos e processos e a comercialização de estudos técnicos e projetos industriais associados aos seus equipamentos, a empresa enxerga a necessidade de iniciar sua própria fabricação. Desse modo, em 2007, é criada a Tecen Comercial Ltda., que fica responsável pela fabricação e comercialização dos equipamentos desenvolvidos internamente.

A Engenovo continua atendendo o setor de açúcar e álcool e ainda todos os setores industriais demandantes de tratamento de efluentes. O carro-chefe para este setor são as Estações Compactas de Tratamento de Efluentes Industrial e Biológica, que utilizam tecnologias próprias. Além disso, todos os processos e equipamentos são desenvolvidos segundo as particularidades e demandas de cada cliente, sendo estes os grandes diferenciais da empresa.

A empresa investe e se orgulha do seu serviço de pós-venda, pois entende que um pós-venda de excelência é primordial para transformar o relacionamento e fidelizar o cliente.

Um desafio urgente é a reestruturação e consolidação do departamento de marketing e comercial, que precisa se adequar aos novos desafios digitais. Já houve uma mudança na forma de divulgação e a empresa percebeu um retorno com a chegada de novos clientes.

A participação no ProinterBio foi um instrumento primordial para os empresários revisarem conceitos e processos administrativos, alguns já utilizados empiricamente, conhecerem e trabalharem mais detalhadamente outras ferramentas, como a propriedade intelectual e, principalmente, o comércio EXTERIOR. Com planos de estender a atuação da empresa para a Europa, buscaram ferramentas para se adequarem às normas internacionais e auxiliarem no processo de internacionalização.

Visando a ampliação geográfica e de potenciais clientes, a empresa está estruturando uma representação para vendas na Europa, já tendo formalizado uma parceria na Inglaterra. Iniciará com a comercialização da Prensa Desaguadora de Lodos, equipamento utilizado na secagem de lodos e rejeitos em geral, de preço competitivo com qualquer outro equipamento semelhante, e ainda de menor custo de operação e manutenção.

Como uma empresa de sucesso, com um nome reconhecido no mercado e grande credibilidade, José Oswaldo assinala que a opção por desenvolver e comercializar suas próprias tecnologias para o setor industrial traduziu-se em um grande desafio.

A partir desta análise, o empresário recomenda que os novos empreendedores avaliem inicialmente os possíveis obstáculos ao negócio e se estes podem ser transpostos, mas, acima de tudo, que mantenham seus sonhos, e sejam sempre corretos e profissionais, pois assim “os canais sempre se abrirão”.

Os sócios José Oswaldo e Sergio Soares

Tratamento de água de lavagem de gases

Estação compacto de tratamento de efluentes

Prensa desaguadora de lodos

Website – engenovo.com.br

Mídias – https://www.facebook.com/Engenovo@Engenovo

https://www.linkedin.com/company/engenovo-tecen- comercial-ltda/mycompany/ – Engenovo – Tecen Comercial Ltda

https://www.youtube.com/user/Engenovo – Engenovo

https://www.instagram.com/engenovo.tecen/ – engenovo.tecen

Share:
Leave comment